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Carro parou? E agora? Saiba quais podem ser as causas da pane e o que fazer

01/06/20
Carro parou? E agora? Saiba quais podem ser as causas da pane e o que fazer
Tempo de leitura: 3min 50seg

Já deve ter acontecido com você, quando você está andando e o carro para de funcionar do nada. O que fazer? O que aconteceu? Alguns problemas até podem ser indicados no painel e no computador de bordo, mas e os outros?

Veja os motivos mais comuns que podem fazer o carro parar de funcionar e as providências necessárias para resolvê-los:

  • Combustível: O uso de combustível adulterado pode fazer com que o carro pare. As impurezas podem entupir os injetores e bloquear a injeção de combustível na câmara. Caso isso ocorra, é necessária a limpeza dos bicos, feitas por mecânicos especializados.

  • Superaquecimento: O superaquecimento tem um sinal típico: fumaça. Caso o carro pare de funcionar e, em seguida, ocorra grande dissipação de fumaça, o problema é a temperatura do motor. Espere o motor esfriar e complete o nível d’água. Fique atento ao abastecer se existe vazamento no sistema e verifique a eficiência da tampa do reservatório.

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  • Injeção eletrônica: Caso a luz acenda e o motor continue funcionando, existe uma falha no sistema elétrico. Procure uma oficina. Porém, se a luz acendeu e o carro parou, significa que o sistema de injeção está com problemas. Não tente mexer. Apenas um mecânico especializado ou uma concessionária podem resolver o problema.

  • Bateria: Caso a luz da bateria no painel esteja acesa, o defeito pode ser tanto na bateria quanto no alternador, que pode estar com defeito ou quebrado. Com falha, o alternador não recarrega a bateria, fazendo com que a energia da bateria seja usada até o fim sem a reposição da carga. O problema pode ser resolvido em uma empresa especializada com uma recarga ou troca da bateria.

  • Bobina: A bobina é responsável por gerar a corrente de alta tensão que provoca a faísca nas velas. Pode acontecer o superaquecimento da peça, parando de produzir a corrente necessária. Isso impede o funcionamento do carro. O jeito é esperar ela esfriar. Em cerca de dez minutos o carro volta a ligar. Essa medida, porém, é uma solução de emergência. Assim que possível leve o carro em uma oficina elétrica para sanar os problemas.

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  • Bomba de combustível: Às vezes a bomba de combustível pode falhar e não conseguir enviar gasolina ou álcool na pressão ideal exigida pelo motor. Não tem jeito, ela precisa ser trocada. A substituição é rápida e pode ser feita em uma empresa especializada.

  • Correia dentada: Acionada pelo motor e ligada ao comando de válvulas, a correia dentada pode arrebentar e isso acontece geralmente com o carro em movimento. Ao menor sinal de rompimento, não tente dar partida no carro. A tentativa pode empenar válvulas e danificar o cabeçote do motor. A troca deve ser efetuada em concessionárias. Os fabricantes recomendam a substituição da correia, em média, a cada 50 mil quilômetros.

 

Escrito por: Nicolas Castro / WD House

 

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