Tempo de leitura: 3min
Na última semana o DetranRS lançou a Escola Pública de Trânsito Online, com opções de cursos gratuitos para todos os públicos. A criação da escola foi anunciada em setembro do ano passado pelo governador Eduardo Leite com o objetivo de ser um espaço físico completo. Porém, em função da pandemia e das medidas de distanciamento social, a escola foi adaptada para a versão online.
A Escola Online pode ser acessada em escola.detran.rs.gov.br.
No site estão abertas inscrições para três cursos, todos com certificação. São dois direcionados aos instrutores de trânsito dos centros de formação de condutores (CFCs) e um para o público em geral.
O Curso Embaralhando a Aula tem duração de 20 horas e se propõe a repensar a prática docente e o papel do educador e do aluno no processo de aprendizagem diante de toda evolução tecnológica, convidando o instrutor a experimentar algo novo em suas aulas. “A ideia de embaralhar a aula reforça a importância da aprendizagem significativa e apresenta algumas sugestões de metodologias ativas”, explica a diretora da Escola, Carla Badaraco Guglielmi.
Para o público em geral, o curso de Educação e Cidadania no Trânsito (20 horas) tem como finalidade proporcionar a reflexão sobre a participação no trânsito, bem como ampliar percepções sobre os riscos para que as pessoas possam fazer melhores escolhas. Também se propõe a pensar sobre as possibilidades de atuação nas questões que envolvem as melhorias nesse espaço que é de todos.
Lembra do Kadett? Veja essa versão com motor 100% elétrico
Além dos cursos, o site dá livre acesso ao conteúdo do material Ensino sem Distância, que tem como público-alvo os instrutores de trânsito e diretores de ensino dos CFCs.
Também é possível encontrar orientações sobre o que é ensino remoto, quais são seus fundamentos, requisitos e propósitos, diferenciando-o do ensino presencial e oferecendo sugestões de interação com o aluno, mantendo a atenção, o interesse e a participação.
“A missão da escola é promover a educação para o trânsito fundamentada em princípios éticos que contribuam para o exercício da cidadania, o desenvolvimento da consciência coletiva e a construção de uma cultura de preservação da vida”, explica a diretora institucional do DetranRS, Diza Gonzaga. “Quando houver segurança e as medidas sanitárias permitirem, poderemos inaugurar a versão física da escola com sua Ônibas, que levará os alunos até as aulas, mas a vida não pode esperar e temos que nos adaptar a essa nova realidade.”
Problemas para ligar o carro no frio? Saiba o que fazer
Fonte: DetranRS
Escrito por: Nicolas Castro / WD House