O COVID-19 tem impactado empresas em todo país, pequenas, médias e grandes empresas tiveram que se adaptar ao atual momento desacelerando suas produções e, em alguns casos, fechando suas portas por um tempo.
No setor automobilístico, isso não seria diferente. Marcas consagradas também tiveram que colocar o pé no freio em seus projetos.
Veja aqui o que mudou nos lançamentos automotivos esperados para 2020, após a pandemia do coronavírus:
O lançamento para a imprensa automotiva, que iria contar com o test-drive, estava marcado para acontecer em março, mas devido ao início da quarentena na época, o evento teve que ser adaptado para uma apresentação mais simples via streaming.
O Fiat Strada seria o principal lançamento da empresa em 2020. Por conta do novo Coronavírus, precisou ser adiado. A segunda geração da picape compacta seria apresentada no início de abril, e teria inclusive seu desembarque nas lojas no final do mesmo mês. No entanto, a FCA adiou não somente o evento de lançamento desse modelo, mas também da picape RAM 1500 e das versões híbridas do Jeep Compass e do Jeep Renegade.
Atualmente, o lançamento está marcado para julho deste ano. No entanto, a empresa já garantiu que essa data ainda pode mudar, pois tudo depende das proporções que a pandemia tiver.
Leia também: Você sabe como calcular a distância correta do volante?
Outro modelo que no próximo mês poderia já estar nas ruas é o Nissan Versa. O seu lançamento foi adiado para dois meses, a princípio. Por conta da pandemia, a produção do novo Versa em Aguascalientes (México), que é de onde ele virá importado, ainda não começou, pois estava pausada. Portanto, esse atraso não dependerá somente do Brasil. A ideia é que ele seja comercializado no mês de agosto aqui em nosso país.
As ações de lançamento do novo modelo estavam marcadas para final de maio de 2020. Mas como ele passará a ser importado da Argentina, terá o seu lançamento pausado. O país enfrenta quarentena desde março e, por isso, não estava produzindo nenhum automóvel desde esse período.
As recomendações do governo argentino é que as atividades voltem em 26 de maio, portanto, as vendas devem começar no mês de agosto em nosso país vizinho, e consequentemente, logo no Brasil também.
Leia também: Montadora da Volkswagen Brasil vai entregar ventiladores pulmonares consertados
Escrito por: Nicolas Castro / WD House