Todo mundo já está cansado de saber que álcool e direção não combinam. As campanhas de conscientização e a rigidez nas leis têm ajudado a reduzir o número de acidentes nas estradas.
Dados divulgados pela Polícia Rodoviária Federal mostram que no carnaval de 2018 foram registradas 103 mortes, o número diminuiu em 2019, quando ocorreram 83 mortes, em estradas federais. Também foram registrados 2 mil flagrantes de motoristas dirigindo sob o efeito de álcool.
A solução para não estragar o carnaval de ninguém com uma tragédia é simples: SE BEBER NÃO DIRIJA.
Com os aplicativos de motoristas ficou ainda mais fácil aproveitar o carnaval e voltar para casa em segurança. O problema é que assim como você muitas pessoas vão chamar um motorista, o que pode gerar uma confusão no trânsito.
Pensando nisso, temos 5 dicas que podem te ajudar na hora de chamar o motorista:
Espere o motorista em um lugar seguro, como postos de combustível ou restaurantes. É importante também escolher um lugar e de fácil acesso para carros, assim seu motorista chegará mais rápido e você poderá embarcar com mais tranquilidade e segurança.
— Vai de carro para praia? Cuidado! —
É importante para o motorista que você compartilhe sua localização em tempo real, para que ele saiba onde você está exatamente, principalmente se você chamar em um local público com muito movimento.
Antes de entrar no carro verifique a placa do veículo e ao entrar no carro confirme o nome do motorista. Afinal, você não quer entrar no carro de um desconhecido, além de ser constrangedor pode ser perigoso.
Você e seus amigos vão estar animados, afim é carnaval, época de alegria, mas lembre-se que o motorista está trabalhando e precisa de concentração para dirigir. É normal conversar com o motorista, mas evite brincadeiras e contato físico, isso pode ser perigoso para a segurança de todos.
É normal depois de uma noite de carnaval a gente ficar meio esquecido e desatento. Mas antes de sair do carro verifique se não esqueceu nada.
Pronto, agora você está preparado para aproveitar o carnaval e voltar para casa em segurança!
Escrito por: Nicolas Castro / WD House