Se você tem uma empresa, seja de qualquer porte, até mesmo MEI, você consegue comprar carros com até 30% de desconto. O benefício é concedido diretamente pelas montadoras, somente em carros 0KM, por meio de desconto no ICMS, que é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. E não é só na compra que os empresários tem vantagens, na hora de pagar o IPVA eles também estão na lista dos carros que não pagam IPVA.
Não há um percentual estipulado para desconto, o valor pode ir de 2,5% a 30%, dependendo da empresa. Por isso é importante pesquisar com a montadora escolhida se há política de vendas diferenciadas para empresas. Algumas empresas, como Renault, Volkswagen, Chevrolet e Fiat trabalham com a modalidade de venda direta. Lembrando que veículos utilizados diretamente para trabalho podem apresentar descontos maiores.
A documentação e regularização do veículo ficará vinculado à empresa, por isso os empresários devem ficar atentos, porque caso os tributos não sejam pagos, as restrições poderão ser lançadas em nome da empresa e do empresário.
Uma das condições é que o proprietário deve permanecer com o veículo por, pelo menos, 12 meses. A regra foi criada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária para que o desconto não seja usado para revenda de automóveis.
Segundo a Fenabrave, Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, o crescimento das vendas para empresas foi de 23% no primeiro semestre de 2019, enquanto as vendas no varejo aumentaram 2%. Os campeões de vendas foram o Chevrolet Onix, Fiat Strada e Volkswagen Gol.
Escrito por: Nicolas Castro / WD House